Foi no dia 14 de Dezembro de 1992, que se deu o nascimento de um projecto novo na Faculdade de Economia do Porto, que procurava colmatar uma importante lacuna na vida académica da faculdade.
A 22 de Abril de 1993, a TAFEP realizou a sua primeira actuação. Dois anos mais tarde, no verão de 1995, deu-se a edição do seu primeiro registo magnético, denominado “Passos Perdidos”, que guardou para a posteridade os principais temas que a Tuna vinha tocando desde o seu nascimento. Posteriormente, “P’ra nunca esquecer”, “Retratos” e “Noite de Estrela” foram outros CD’s que a Tuna editou, tendo lançado, em 2009, o seu primeiro (e até à data único) DVD “Economia em Festa!”.
Ao longo da sua existência, a Tuna orgulha-se de representar e elevar bem alto o nome da nossa querida faculdade, não só pelo nosso País como também pelo resto do Mundo.
A história da Tuna não se resume a uma simples enumeração de acontecimentos; é também, e sobretudo, um conjunto de ligações e afectividades que se criam entre pessoas, lugares e até objectos. Mais importante que os muitos prémios alcançados, são os laços de amizade cimentados no seio da Tuna e entre todos aqueles que, de uma forma ou outra, com ela se relacionam. Ao longo destes anos, todos os seus elementos foram estabelecendo e fortificando um espírito único, que só a vivência na Tuna pode proporcionar, levando consigo histórias de uma enorme e inesquecível saudade de todos aqueles momentos em que participaram e os ajudaram a crescer.
A TAFEP tem vido a celebrar, desde os 10 anos comemorativos da sua edificação, cada quinquénio com pompa e circunstância, com concertos especiais memoráveis nos melhores palcos da cidade Invicta. A Tuna conta, atualmente, já mais de vinte e cinco anos, tendo registado esse marco com a comemoração do seu XXV aniversário num emocionante espectáculo, na Alfândega do Porto, em Novembro de 2019, que juntou mais de 100 sempre-tunos em palco.